A Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu é o órgão Maximo do esporte no pais. A entidade foi fundada em 1994 pelo Prof. Carlos Gracie Junior com o intuito de difundir, organizar e regulamentar o Jiu-Jitsu no Brasil.
O trabalho feito pela CBJJ estabeleceu uma evolução no desenvolvimento das regras do Jiu-Jitsu esportivo. Isso se deu graças a contribuição de alguns dos maiores mestres da nossa arte marcial que trabalharam juntos ao longo dos anos para melhorar e uniformizar as regras utilizadas.
Atualmente o regulamento da CBJJ esta consolidado tanto no Brasil quanto no exterior, servindo a finalidade de padronizar a forma como o Jiu-Jitsu brasileiro e praticado ao redor do mundo.
Junto com as regras vieram os grandes eventos organizados profissionalmente visando a difusão e a evolução técnica do Jiu-Jitsu. A CBJJ é responsável pelos maiores e mais importantes campeonatos de Jiu-Jitsu do país. Eventos tradicionais como o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Brasileiro de Equipes atraem milhares de atletas de todas as faixas, idades e regiões.
Essas competições crescem um pouco mais a cada ano, e seu sucesso desencadeou um incrível processo de expansão do Jiu-Jitsu em todo o território nacional.
O trabalho pioneiro da Confederação Brasileira é um dos principais alicerces no desenvolvimento do Jiu-Jitsu brasileiro pelo mundo. Em conjunto com a Federação Internacional, a CBJJ realiza anualmente o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu. Essa competição atrai a nata do Jiu-Jitsu mundial e é peça chave no crescimento do esporte mundo a fora. Atualmente paises como Estados Unidos, Japão, Suécia e Franca já fazem campeões Mundiais de Jiu-Jitsu no Brasil.
Graças a constante evolução do Jiu-Jitsu esportivo e a sua internacionalização, hoje em dia os maiores eventos são transmitidos na TV e atraem veículos de mídia de diversos paises. Vídeos e DVDs oficiais dos eventos da CBJJ são vendidos no mundo todo. Esse desenvolvimento gera um grande mercado consumidor e cada vez mais empresas buscam associar suas marcas e produtos a eventos de prestigio como o Campeonato Mundial e o Campeonato Brasileiro.
Da mesma maneira que a CBJJ se empenha na uniformização das regras e na difusão do Jiu-Jitsu pelo Brasil e pelo mundo, a entidade também se preocupa em regulamentar e organizar a forma como as graduações são feitas. O interesse é preservar a integridade de nossa arte marcial e permitir que todos os professores e praticantes tenham parâmetros bem definidos para medir sua evolução técnica. Desta forma fica estabelecido também um padrão mundial para as graduações do Jiu-Jitsu brasileiro.